A etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor será composta das seguintes fases:
- Inscrição: as Prefeituras cadastram suas iniciativas no site do PSPE, preenchendo o Formulário de Inscrição, anexando os arquivos digitalizados das evidências e o Pitch da iniciativa.
- Habilitação: os Sebrae Estaduais avaliam as iniciativas inscritas, verificam se atendem aos requisitos estabelecidos e conferem as evidências apresentadas. Nesta etapa, podem ser solicitados ajustes nos projetos ou desclassificados aqueles que não se enquadrarem nos propósitos do PSPE ou não seguirem o regulamento. Iniciativas sem pendências serão habilitadas;
- Pré-seleção: todas as iniciativas habilitadas serão submetidas à pré-seleção, que indicará as iniciativas a serem encaminhadas para a etapa de visita técnica. As iniciativas serão avaliadas com base na Matriz de Pontuação da respectiva categoria;
- Visita Técnica: representantes do Sebrae avaliam os municípios, para atestar a veracidade das informações prestadas no Formulário de Inscrição. A visita poderá ser presencial ou a distância, conforme opção de cada Sebrae Estadual;
- Julgamento: uma bancada de julgadores estaduais convidados pelo Sebrae Estadual irá selecionar os projetos vencedores em cada uma das categorias;
- Premiação Estadual: promovida pelos Sebrae Estaduais.
As datas de cada uma das fases serão definidas e divulgadas pelos Sebrae Estaduais e estão disponíveis neste portal, na aba "Categorias e Calendários.