Com o objetivo de premiar gestores municipais que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, o Sebrae Bahia realizou, na manhã desta quarta-feira (13), o lançamento e abertura das inscrições da 11ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor. Prefeituras de todo o estado podem se inscrever pelo site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.
Participaram do evento online o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, o vice-governador do Estado, João Leão, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, e o presidente da Fecomércio-BA e do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, Carlos Andrade, além de secretários, prefeitos e gestores de diversos municípios da Bahia, que interagiram ao vivo pelo chat.
Na oportunidade, Jorge Khoury reforçou a importância do Prêmio para incentivar os gestores municipais a desenvolverem ações efetivas no desenvolvimento econômico das cidades, com o incentivo às micro e pequenas empresas e, consequentemente, à geração de empregos.
“Não tenho dúvidas da importância desse projeto e, cada dia mais, ele fica mais significativo para auxiliar, orientar e colaborar com os prefeitos dos nossos municípios. Para que se tenha um ambiente de negócio favorável, é preciso que a liderança tenha o entendimento de que a administração local possa, efetivamente, criar oportunidades para que as micro e pequenas empresas desempenhem bem o seu papel. Dessa forma, o maior vencedor é a comunidade do município, com a melhoria da economia e geração de empregos”, apontou.
Para incentivar os gestores municipais a criarem projetos e se inscreverem no Prêmio, o vice-governador João Leão, que também é secretário estadual de Planejamento (Seplan), falou também das iniciativas, no âmbito estadual, para que os prefeitos possam utilizar em suas cidades e incentivar ainda mais a criação de micro e pequenas empresas para auxiliar no desenvolvimento local.
"Aqui, na Seplan, estamos desenvolvendo, em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Serviço de Atendimento ao Empreendedor (SAE), que é uma nova versão do SAC Empresarial, e você pode ter esses serviços na sua cidade. Nós tínhamos municípios que levavam, em média, 73 dias para abrir uma empresa, queremos agora que leve questão de horas. Hoje, já implantamos 18 unidades no sistema de empreendedorismo. O que a cidade precisar do Estado, terá nessa unidade", complementou.
Em sua participação, o presidente da UPB, entidade que apoia o projeto, falou das oportunidades que o Prêmio Prefeito Empreendedor leva aos municípios baianos com a possibilidade de se pensar em inovação para a geração de emprego, com o fomento às micro e pequenas empresas. “Esse prêmio abre um leque para mostrar aos municípios que temos condições de inovar e criar oportunidades”, afirmou Zé Cocá.
Carlos Andrade, por sua vez, reforçou sobre a importância de homenagear os gestores municipais, bem como os empreendedores, incentivando-os na elaboração de estratégias para o desenvolvimento local em suas cidades. “Temos que homenagear e prestigiar todos os prefeitos e, de maneira particular, o pequeno, micro e médio empresário", finalizou.
Além das autoridades presentes, o evento virtual contou ainda com a presença do ex-prefeito de Brotas de Macaúbas (BA), Litercílio Júnior, vencedor estadual do Prêmio da edição anterior, sendo finalista na etapa nacional. Ele falou sobre o projeto vencedor com a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia, Cecília Miranda. O evento online pode ser conferido na íntegra pelo canal do Sebrae Bahia no YouTube.
Categorias
Nesta edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, as prefeituras municipais podem se inscrever entre as nove categorias: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Território e Setores Econômicos, Inovação e Sustentabilidade, Governança Regional e Cooperação Intermunicipal e Cidade Empreendedora.
Cada município pode inscrever até dois projetos, em duas categorias diferentes, ou submeter a mesma iniciativa em duas categorias diferentes. Depois da inscrição feita, a tramitação dos projetos passa a ser controlada por protocolo eletrônico, gerado pelo próprio sistema de inscrições, dispensando o envio da versão impressa do projeto ao Sebrae.
Todas as informações sobre a 11ª edição do Prêmio Sebrae Empreendedor, como detalhamento das informações sobre categoria, cronograma e regulamento podem ser obtidas por meio do site do projeto. Os interessados em saber mais podem também entrar em contato pela Central de Relacionamento Sebrae, no telefone 0800 570 0800.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia